“Ética e Desejos”

Não há como fugir das escolhas.

Essa é a ética na qual – eu – vivo. 

Na concepção de Aristóteles em relação a ética: há um conselho em relação a moderação, equilíbrio e em muitos casos há uma depreciação do desejo em nome de uma verdade já dada que foi construída sem qualquer implicação subjetiva. 

Assim reconduzo minha idéia sobre ética, dou- lhe um sentido completamente abstrato e subjetivo. 

 Apostar na ética em meu cotidiano é um ato corajoso. 

Pois basta um pequeno descuido para que eu caia no aviltamento moral e até na selvageria da língua humana. 

 No entanto, insistir no meu desejo e não ceder é bem diferente. 

 Claro que ambos implicam em grandes responsabilidade sobre meus atos. 

 Logo, a traição da ética seria retroceder frente ao meu desejo, ou mais , não me responsabilizar pelas minhas escolhas. 

 Ser ética é talvez um jeito bonito e impactante que utilizo para transitar na vida.  

Porém sinto como uma interrogação acerca do meu desejo mais humano. 

Ainda necessito de infindáveis discussões sobre ética no campo da moral e dos bons costumes. 

Porque percebo-a habitando um território (nada tranquilizador) onde é preciso que eu arrisque e perca as ilusões. 

 E o meu desejo não passa de simples desejos por conta da humanidade. 

Talvez por isso seja – assim como muitos – definida como louca na medida de minhas dúvidas e questionamentos. 

 Insisto: A barbárie é uma coleção de certezas, idéias e ideais que não admitem parcelamentos ou frações. 

 Talvez seja essa a diferença! 

Quando falta algo que só eu deseje.

E quando tento tapar a falta, vem o desejo com sua forma indestrutível e escreve em meu corpo pela via do sintoma, suas mais duras verdades.

Basta de somatização.

Aprendo a subverter.

O ideal agora é conquistar.

E  meu maior parceiro – O AMOR – está na raiz de tudo (de novo) que já aconteceu e vai acontecer.

Assim, somente eu poderei converter minhas rotas, tortas ou não.

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

