Auto Crítica Demais e Amor Próprio De Menos…

20120913-230411.jpg

Embora seja claro que a maior parte das pessoas não esteja lá tão interessada em olhar para dentro e resolver tudo aquilo que pode estar impedindo-as de evoluírem e serem felizes, existem muitas que estão completamente determinadas a eliminar seus complexos, medos e mudar suas atitudes e, este grupo, parece crescer cada vez mais, felizmente!

 Mas, neste segundo grupo, muitas pessoas, de tão determinadas a se tornarem melhores, exageram na autocrítica sem perceberem que, ao invés de estarem “se resolvendo”, estão se autoflagelando e trazendo um problema maior ainda para suas vidas: a falta de amor próprio.

Quando decidimos cair de cabeça no autoconhecimento, estamos preparados para olhar nosso passado, enxergar erros, repará-los e compreender o que é que existe em nosso interior que nos faz ter atitudes que não deveríamos.

Esse mergulho interno abre portas para um contato muito íntimo com nossa sombra e ficarmos de frente com nosso lado mais obscuro; isso é doloroso, difícil, mas traz um estado de consciência sobre tudo o que somos de verdade, incrível.

Então, o caminho de compreender-se, perdoar-se e corrigir-se só leva a um futuro de novo patamar evolutivo com muita felicidade e gratidão Divina.

O contrário disso é, não nos perdoarmos pelo que somos ou fomos e passarmos a nos criticar demasiadamente, como se nossos erros ou nossa sombra nos fizessem piores e incapazes não só de recebermos compaixão, mas especialmente amor, tanto de outros, como de nós mesmos (o que dirá de Deus!).

Esse caminho continua tortuoso e parece nunca levar à felicidade, pois com esta visão, como poderíamos sermos merecedores dela?

E assim, o que deveria ser um processo para o bem, perde sua razão.

O que deveria trazer amor verdadeiro, traz dor sem fim.

Somos todos aprendizes e estamos todos neste planeta justamente para tal.

Somos seres feitos à imagem e semelhança de Deus e por isso, mesmo com os piores erros, sentimentos e comportamentos, somos perfeitamente capazes de mudar e encontrarmos a Divindade atrás da sombra; o processo de autoconhecimento é isso!

A dor de encarar o que temos de pior, é inevitável, mas o sofrimento que isso pode causar, é nosso livre-arbítrio.

Autocrítica demasiada gera autodestruição e desconecta nossos corações da evolução espiritual.

Antes de se jogar no autoconhecimento tenha certeza absoluta de que seu amor próprio é pleno e à prova deste processo inteiro, caso contrário resolva isso antes, senão pode ser muito perigoso.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: